Muitas pessoas não sabem que este termo é amplamente utilizado nas telecomunicações. No entanto, o APN é muito necessário para qualquer operação de telemetria.
Nos mercados de telemetria e IoT, o APN ou nome do ponto de acesso é muito importante. Não é à toa, pois todo aparelho (2G, 3G e 4G) que usa a rede GPRS precisa de um APN para acessar a Internet. Mas afinal, o que é APN? Esses pontos de acesso nada mais são do que endereços que permitem ao dispositivo sair da rede da operadora e acessar a Internet. O dispositivo envia uma solicitação de acesso à Internet e a solicitação é enviada ao gateway. Por meio dele, a transmissão pode chegar à rede fora da rede da operadora. O gateway é APN! É um dispositivo que permite o acesso à Internet, portanto, qualquer dispositivo que utilize serviços de telefonia móvel deve estar cadastrado no APN em suas configurações.
Existem dois tipos de pontos de acesso: APN público e APN privado. O APN público é o destino de todas as nossas transmissões de dados diárias. Conexão à Internet entre smartphones e computadores, mensagens e chamadas são apenas alguns. Cada operadora tem seu APN público, e um dos principais problemas desse tipo de ponto de acesso é a quantidade de conexões que passam por ele ao mesmo tempo. É como uma rua movimentada. Essas conexões tentam passar simultaneamente e, eventualmente, competir entre si. Portanto, este número de conexões causará mais quedas de sinal.
Toda a transmissão de dados, seja em um APN privado ou público, passa pela mesma torre telefônica. A diferença é que em um APN dedicado, a transmissão tem acesso prioritário à torre e entra diretamente no IP cadastrado no APN. Isso garante a segurança das informações transmitidas. Normalmente, a empresa que fornece tráfego de dados em um APN dedicado é uma empresa especializada em telemetria e M2M, como a Datatem. É importante observar que todos os dispositivos que podem acessar a rede de telefonia móvel usam o APN público como configuração padrão em sua configuração. Para acessar o APN dedicado, as configurações de cada dispositivo devem ser alteradas. Por outro lado, no campo de M2M, APNs contendo smart.m2m são geralmente considerados privados, mas geralmente são os APNs das próprias operadoras e podem ser usados por todos os usuários de serviços M2M. Ou seja, eles não agem como APNs privados.
Esclareceu todas as suas dúvidas??? agora assista o vídeo com calma e realize o procedimento! porém lembre-se todo procedimento ensinado será sempre por sua conta em risco.
Comentários
Postar um comentário